Diga-me como te sentes, que te direi como anda sua digestão. A medicina sabe hoje que existe uma conexão direta entre o cérebro e o sistema digestivo e mais: que as emoções podem determinar, entre outras coisas, se seu intestino é preguiçoso ou acelerado dependendo do seu humor e estresse.
Isso acontece porque existe uma conexão íntima entre o cérebro e nossas entranhas, mediada pelo hipotálamo e o nervo vago, o que faz com que as emoções se reflitam rapidamente lá embaixo.
A origem embriológica do cérebro é o intestino, segundo o gastroenterologista Ricardo Barbuti. “A comunicação é tão íntima que falamos hoje em cérebro intestinal”, afirma. Não por acaso, existe uma rede de 100 milhões de neurônios no chamado sistema entérico, e quase toda a serotonina (hormônio do bem-estar) produzida pelo corpo vem do intestino, e não do cérebro.
É lá também onde se fabricam 80% das defesas do organismo, além de uma grande quantidade de hormônio do crescimento, também conhecido como GH.
E o equilíbrio entre cabeça e barriga é frágil. Qualquer interferência pode causar cólica, diarreia, gastrite, úlcera e até doenças mais sérias, como a síndrome do intestino irritável.
Veja abaixo como uma dor de cabeça pode acabar virando dor de barriga.
fonte: Editora Globo - por Rafaela Gonçalves | Infográfico: Erika Onodera e Gabriela Oliveira