O que é Gastrite?
É a inflamação na mucosa gástrica causada pelo ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago, seja pelo excesso de ácido como no caso de stress e abusos alimentares, seja pela fraqueza nas barreiras de proteção do estômago, como o ocasionado pelo uso de medicações como os anti-inflamatórios. Estima-se que metade da população mundial vai ser afetada por gastrite em algum momento de sua vida e a incidência aumenta com a idade.
Causas:
- Alimentares: como abuso de frituras, condimentos, gorduras, etc.
- Bebidas de álcool
- Medicações como os anti-inflamatórios
- Drogas: como o cigarro, cocaína e outros
- Stress e privação do sono
- Doenças associadas que podem levar a alterações do estômago direta ou indiretamente
Os sintomas mais comuns são:
- Dor de estômago, em forma de pontada ou queimação que piora com alguns alimentos ácidos, frituras e bebidas alcoólicas e pode aliviar com outros
- Sensação de enjôo ou de estômago muito cheio
- Sensação de demora na digestão
- Dor de cabeça e mal-estar geral
- Alteração no apetite.
- Piora quando relacionada ao stress ou nervosismo
Diagnóstico:
Apesar dos sintomas clássicos que a pessoa apresenta permitirem o diagnóstico clínico e início do tratamento, pode ser necessária a endoscopia digestiva, que serve para visualizar as paredes internas do estômago para diagnóstico de certeza e pesquisa da bactéria H. Pylori.
A bactéria H. Pylori está presente em aproximadamente 70% da população mundial, mas as pessoas com gastrite podem necessitar de sua eliminação para ajuda no tratamento e alívio dos sintomas.
A avaliação médica é fundamental para diagnóstico da gastrite e diferenciar de outras causas de dores abdominais que podem confundir e necessitar de tratamento específico.
Tratamento:
O tratamento da gastrite pode ser feito com medicações para proteger o estômago, eliminar a bactéria e adequando a alimentação.
É necessário uma avaliação do seu médico para definir a escolha da medicação ideal e a necessidade ou não de tratar o H. Pylori.
No entanto, a adequação de hábitos de vida é uma das partes mais importantes do tratamento para gastrite que vão desde a alimentação, controle de stress, horários das refeições e cuidados com o sono entre outros.
Deve-se evitar gorduras, frituras, alimentos ácidos, refrigerantes, bebidas de álcool e comer em intervalos curtos e regulares. Uma orientação profissional com nutricionista ajuda a uma recuperação mais rápida e reduz a chance de recidivas.