Dr. Adonis Nasr https://adonisnasr.com.br/ Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo - telefone 41 3077-2725 Sun, 10 Sep 2017 15:34:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.2 https://adonisnasr.com.br/wp-content/uploads/2017/08/cropped-favicon-dr-adonis-nasr-32x32.jpg Dr. Adonis Nasr https://adonisnasr.com.br/ 32 32 8 sinais de que o sistema digestivo está causando problemas de saúde https://adonisnasr.com.br/389-2/ https://adonisnasr.com.br/389-2/#respond Sat, 09 Sep 2017 01:21:33 +0000 http://adonisnasr.com.br/?p=389 Sinais de que o sistema digestivo está causando problemas de saúde Dicas de Saúde | 28/11/2016 08:04 | Melhor com saúde | Fotos: Melhor com saúde Seu estômago é como um segundo cérebro. Pode parecer uma ideia um pouco descabelada, mas é assim. É um órgão muito inteligente. Encarrega-se de cuidar da saúde integral de todas […]

O post 8 sinais de que o sistema digestivo está causando problemas de saúde apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
Sinais de que o sistema digestivo está causando problemas de saúde
Dicas de Saúde | 28/11/2016 08:04 | Melhor com saúde | Fotos: Melhor com saúde

Seu estômago é como um segundo cérebro. Pode parecer uma ideia um pouco descabelada, mas é assim.

É um órgão muito inteligente. Encarrega-se de cuidar da saúde integral de todas as suas funções internas e de que tudo reaja como deveria.

Tudo é questão de equilíbrio e de saber quais nutrientes escolher quando se trata da saúde de seu sistema digestivo.

Quando seu sistema digestivo funciona mal, é provável que esteja começando a se contaminar e o reflita, algumas vezes, de uma maneira muito sutil.

Por isso você deve prestar atenção a estes sintomas que indicam que seu sistema digestivo está sofrendo e que podem afetar a sua saúde em geral.

1. Sensação constante de cansaço

A constante sensação de cansaço é um sinal visível de que algo não funciona corretamente em seu organismo. Se seu sistema digestivo está debilitado por uma alimentação pobre, a atividade dos agentes imunológicos diminui.

Seu corpo é composto por bactérias. Porém, se seu intestino está cheio de microrganismos daninhos e não se equilibra com bactérias boas, seu sistema imunológico pode ser deficiente por estar debilitado.

Por isso, se notar que sua saúde está piorando, é melhor checar se seu sistema digestivo funciona mal.

2. Seus problemas na pele nunca desaparecem

Você já ouviu falar sobre a cartografia da face? Este é um método que determina qual parte do seu sistema digestivo funciona mal através das manchas que se formam em certas áreas do seu rosto.

A pele é o maior órgão que temos. Se dentro de nós algo funciona mal, tenha certeza de que seu rosto refletirá isso.

Suas bochechas são um grande indicador de que seu sistema digestivo precisa de ajuda. Preste atenção a vermelhidões, cravos, irritação e qualquer outro sintoma.

3. Você tem sensação de ansiedade ou irritabilidade

O cérebro está relacionado diretamente com sua saúde digestiva. Assim, se você se sente ansioso, deprimido ou se irrita com facilidade, poderia ser um sinal claro de que está doente.

Há milhões de neurônios em sua parte intestinal que compõem seu sistema nervoso entérico.

As bactérias boas do intestino são as que têm efeitos positivos sobre sua mente. Se estas bactérias têm pouca presença, as ruins farão o que quiserem com o seu cérebro.

4. Apresenta infecções com muita frequência

Isso é algo similar à sensação de cansaço constante. As infecções frequentes são um claro indicador de que seu sistema digestivo funciona mal.

Quando seu sistema imunológico está debilitado e se ocupa de bactérias prejudiciais, não tem tempo para combater as infecções estomacais.

Quando tem um bom estado de saúde geral, suas defesas têm força o suficiente para nivelar as bactérias e te proteger para que lute contra os problemas.

5. Está sofrendo de mau hálito

Quando o seu sistema digestivo funciona mal, você começa a ter acumulações de leveduras, infecções e bactérias ruins nessa região. Isso pode causar mau hálito e sabores ácidos na boca.

Por isso, ainda que o mau hálito possa ser causado por muitas razões diferentes, também é um claro indicador de que há um crescimento excessivo de bactérias daninhas em seu intestino.

Elas poderiam deteriorar sua saúde rapidamente. Se seu mau hálito é persistente, é melhor que comece a investigar qual é a razão.

6. Tem prisão de ventre

Caso seja habitual, a prisão de ventre pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Lembre-se de que suas fezes são os resíduos que seu corpo elimina porque já não há nada bom para extrair do que você come.

Se os resíduos se estancam em seu corpo, começam a liberar toxinas dentro de você. Quando seu intestino está saudável, os movimentos intestinais são regulares e livres de dor.

De fato, a prisão de ventre é uma das formas mais óbvias que seu corpo usa para dizer que seu sistema digestivo funciona mal.

7. Tem níveis baixos de concentração

Isso pode se tratar de algo similar a se sentir cansado com frequência.

Quando tem sensação de irritabilidade e constante mal estar estomacal, é pouco provável que possa deixar passar por alto e consiga se concentrar 100% nas atividades que realiza ao longo do dia.

Isso acontece porque seu corpo é muito inteligente e, se notar que sua saúde está se deteriorando, enviará sinais para que comece a solucionar o que está errado.

Tudo o que deve fazer é começar a prestar mais atenção em você.

8. Tem problemas para dormir

Mulher com problemas para dormir por causa de um sistema digestivo debilitado

Assim como suas deposições, os padrões de sono também são um indicador chave sobre a boa ou a má saúde de seu intestino. Se você consegue dormir profundamente a noite toda, é muito provável que tenha um intestino saudável.

Caso tenha problemas frequentes para dormir na mesma hora, poderia ser um indicativo de que seu sistema digestivo anda funcionando mal.

A boa notícia é que recuperar a saúde e o bom funcionamento do seu intestino não é algo muito complicado.

Basta começar a levar mais a sério o cuidado com o sistema digestivo, consumir probióticos e manter uma dieta que se adapte às necessidades do seu corpo para manter um equilíbrio interno.

O post 8 sinais de que o sistema digestivo está causando problemas de saúde apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
https://adonisnasr.com.br/389-2/feed/ 0
Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano https://adonisnasr.com.br/cientistas-descobrem-novo-orgao-no-corpo-humano/ https://adonisnasr.com.br/cientistas-descobrem-novo-orgao-no-corpo-humano/#respond Sat, 09 Sep 2017 00:26:24 +0000 http://adonisnasr.com.br/?p=350 O mesentério foi descoberto há séculos, mas apenas agora foi catalogado como um órgão Um professor da Universidade de Limerick, na Irlanda, identificou uma área emergente da Ciência ao reclassificar parte do sistema digestivo dos seres humanos como um novo órgão: o mesentério. Ele fica no sistema digestivo, e saber seu funcionamento pode ajudar a […]

O post Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
O mesentério foi descoberto há séculos, mas apenas agora foi catalogado como um órgão
Um professor da Universidade de Limerick, na Irlanda, identificou uma área emergente da Ciência ao reclassificar parte do sistema digestivo dos seres humanos como um novo órgão: o mesentério. Ele fica no sistema digestivo, e saber seu funcionamento pode ajudar a tratar de problemas e doenças abdominais ainda sem solução. O novo órgão até tinha sido identificado anteriormente, mas os cientistas acreditavam que ele era composto de estruturas segmentadas. Agora ficou comprovado que se trata de um órgão só.

O cientista por trás do estudo descobriu que o mesentério deveria ser considerado um órgão específico em 2012, mas foram necessários mais 4 anos e muitas novas observações para isso ser oficializada. Leia mais notícias em Ciência e Saúde

No entanto, a pesquisa realizada pelo professor de cirurgia graduado na UL Graduate Entry Medical Scholl, J.Calvin Coffey,  determinou que o mesentério é uma entidade coesa. A pesquisa tem premissas antigas: cientistas descobriram a natureza do mesentério por meio de exames de microscópio ainda em 2012, mas nos últimos anos as pesquisas têm considerado que ele tem função suficiente para ser considerado um órgão.

“No estudo, que foi revisado e avaliado, estamos dizendo que agora temos um órgão em nosso corpo que não tinha sido reconhecido como tal até então”, explica J. Calvin Coffrey, da Universidade de Limerick, na Irlanda, responsável pela pesquisa publicada no periódico The Lancet.

Segundo Coffrey, agora que todas as estruturas do novo órgão foram identificadas, a próxima etapa é descobrir a sua principal função. Sabendo disso, poderão ser identificadas possíveis doenças

fonte:  postado em 04/01/2017 09:00 / atualizado em 04/01/2017 10:08

O post Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
https://adonisnasr.com.br/cientistas-descobrem-novo-orgao-no-corpo-humano/feed/ 0
Qual é a influência das emoções no sistema digestivo? https://adonisnasr.com.br/qual-e-a-influencia-das-emocoes-no-sistema-digestivo/ https://adonisnasr.com.br/qual-e-a-influencia-das-emocoes-no-sistema-digestivo/#respond Sat, 09 Sep 2017 00:22:10 +0000 http://adonisnasr.com.br/?p=348 Diga-me como te sentes, que te direi como anda sua digestão. A medicina sabe hoje que existe uma conexão direta entre o cérebro e o sistema digestivo e mais: que as emoções podem determinar, entre outras coisas, se seu intestino é preguiçoso ou acelerado dependendo do seu humor e estresse. Isso acontece porque existe uma […]

O post Qual é a influência das emoções no sistema digestivo? apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
Diga-me como te sentes, que te direi como anda sua digestão. A medicina sabe hoje que existe uma conexão direta entre o cérebro e o sistema digestivo e mais: que as emoções podem determinar, entre outras coisas, se seu intestino é preguiçoso ou acelerado dependendo do seu humor e estresse.

Isso acontece porque existe uma conexão íntima entre o cérebro e nossas entranhas, mediada pelo hipotálamo e o nervo vago, o que faz com que as emoções se reflitam rapidamente lá embaixo.

A origem embriológica do cérebro é o intestino, segundo o gastroenterologista Ricardo Barbuti. “A comunicação é tão íntima que falamos hoje em cérebro intestinal”, afirma. Não por acaso, existe uma rede de 100 milhões de neurônios no chamado sistema entérico, e quase toda a serotonina (hormônio do bem-estar) produzida pelo corpo vem do intestino, e não do cérebro.

É lá também onde se fabricam 80% das defesas do organismo, além de uma grande quantidade de hormônio do crescimento, também conhecido como GH.

E o equilíbrio entre cabeça e barriga é frágil. Qualquer interferência pode causar cólica, diarreia, gastrite, úlcera e até doenças mais sérias, como a síndrome do intestino irritável.

Veja abaixo como uma dor de cabeça pode acabar virando dor de barriga.

fonte: Editora Globo - por Rafaela Gonçalves | Infográfico: Erika Onodera e Gabriela Oliveira

O post Qual é a influência das emoções no sistema digestivo? apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
https://adonisnasr.com.br/qual-e-a-influencia-das-emocoes-no-sistema-digestivo/feed/ 0
Pesquisadora do Inca é premiada por estudo de câncer https://adonisnasr.com.br/64/ https://adonisnasr.com.br/64/#respond Fri, 25 Aug 2017 18:11:53 +0000 http://adonisnasr.com.br/?p=64 Em ‘situação caótica’, pesquisadora do Inca, Deborah Gianninié, é premiada por estudo de câncer. Mesmo enfrentando “uma situação caótica”, como descreve, com racionamento de materiais básicos de laboratório, a pesquisadora Gabriela Nestal conseguiu desenvolver um projeto inovador sobre a resistência do organismo ao tratamento… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/10/em-situacao-caotica-pesquisadora-do-inca-e-premiada-por-estudo-do-cancer.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/10/em-situacao-caotica-pesquisadora-do-inca-e-premiada-por-estudo-do-cancer.htm?cmpid=copiaecola

O post Pesquisadora do Inca é premiada por estudo de câncer apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
Em ‘situação caótica’, pesquisadora do Inca, Deborah Gianninié, é premiada por estudo de câncer.

Mesmo enfrentando “uma situação caótica”, como descreve, com racionamento de materiais básicos de laboratório, a pesquisadora Gabriela Nestal conseguiu desenvolver um projeto inovador sobre a resistência do organismo ao tratamento… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/10/em-situacao-caotica-pesquisadora-do-inca-e-premiada-por-estudo-do-cancer.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/08/10/em-situacao-caotica-pesquisadora-do-inca-e-premiada-por-estudo-do-cancer.htm?cmpid=copiaecola

O post Pesquisadora do Inca é premiada por estudo de câncer apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
https://adonisnasr.com.br/64/feed/ 0
Incômodos no sistema digestivo podem ser sinais de intolerância alimentar https://adonisnasr.com.br/incomodos-no-sistema-digestivo-podem-ser-sinais-de-intolerancia-alimentar/ https://adonisnasr.com.br/incomodos-no-sistema-digestivo-podem-ser-sinais-de-intolerancia-alimentar/#respond Fri, 25 Aug 2017 18:06:31 +0000 http://adonisnasr.com.br/?p=62 Pediatra orienta sobre a diferença entre intolerância e alergia Determinados alimentos presentes na rotina das crianças podem desenvolver sintomas desconfortáveis, muitas vezes ainda confusos para os pais, como diarreia e/ou constipação, dor e distensão abdominal, cólicas, ruídos intestinais aumentados, flatulência, náuseas e/ou vômitos. Isso tudo pode ser decorrente de uma intolerância alimentar. Segundo a pediatra […]

O post Incômodos no sistema digestivo podem ser sinais de intolerância alimentar apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>

Pediatra orienta sobre a diferença entre intolerância e alergia

Segundo a pediatra de São Paulo, Dra Maria Julia Carvalho, a intolerância alimentar é uma reação adversa que ocorre após a exposição da criança a um determinado alimento, mas que ao contrário da alergia, não envolve o sistema imunológico. “Os sintomas se restringem basicamente ao sistema digestivo e decorrem da dificuldade de digerir determinada substância presente no alimento”, comenta a especialista.

A intolerância mais comum é a do leite, que é provocada pela falta da enzima lactase responsável pela digestão do açúcar presente no leite (lactose). Outros alimentos também podem levar a sintomas de intolerância e os principais são: mariscos e peixes, morango, chá, café, chocolate, glutamato monossódico, tomate, espinafre, ovos, canela, banana e queijos. Além disso, muitos alimentos contêm corantes (como a tartrazina, corante amarelo encontrado em balas, gelatinas e sucos em pó), aromatizantes, conservantes e intensificadores de sabor, que podem também causar sintomas de intolerância alimentar. Qualquer pessoa pode desenvolver a intolerância, mesmo sem histórico familiar, porém as mais acometidas são crianças maiores e adultos jovens. Já as alergias alimentares são mais comuns na infância e tem um caráter genético, podendo surgir em vários membros da mesma família.   Atualmente, não há exame específico para identificar a intolerância como nos casos da alergia. “O pediatra deve estar atento aos sintomas referidos pela família e sempre perguntar sobre o inquérito alimentar nas consultas de rotina, além de estabelecer estratégias de exposição ao alimento suspeito e ir avaliando a resposta da criança”, orienta Dra. Maju.

Vale lembrar que não há nenhuma evidência da exclusão de alimentos da dieta de forma preventiva, então a alimentação variada deve ser incentivada. “Assegurar o equilíbrio e a diversificação na qualidade alimentar deve ser estimulada desde o início da alimentação complementar, dando preferência para alimentos naturais ao invés dos processados e ficar atento aos rótulos das embalagens alimentares. O acompanhamento com o pediatra nas consultas de rotina tem papel fundamental na identificação precoce dos sintomas e orientação nutricional adequada”, finaliza Dra. Maju.

Dra. Maria Julia Carvalho é formada pela UNICAMP (2004-2009). Fez residência em pediatria pela Santa Casa de SP (2010-2012). E é especialista em oncohematologia infantil pela Santa Casa de São Paulo (2012-2014). Plantonista na unidade de internação do hospital infantil Sabara e na UPA do Einstein de Perdizes.

fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/11/24/incomodos-no-sistema-digestivo-podem-ser-sinais-de-intolerancia-alimentar/

O post Incômodos no sistema digestivo podem ser sinais de intolerância alimentar apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
https://adonisnasr.com.br/incomodos-no-sistema-digestivo-podem-ser-sinais-de-intolerancia-alimentar/feed/ 0
Inovar para viver mais https://adonisnasr.com.br/inovar-para-viver-mais/ https://adonisnasr.com.br/inovar-para-viver-mais/#respond Fri, 25 Aug 2017 17:58:15 +0000 http://adonisnasr.com.br/?p=58 Inovar para viver mais Especialistas reunidos no Summit Saúde Brasil destacam a necessidade de unir avanços tecnológicos, bom uso de recursos e amplo acesso e interação da população De ponta. Demonstração de uso do Intrabeam no A.C. Camargo, que permite focar radiação. e Gabriela Biló 17 de agosto de 2017 Futuro incluirá o desafio de […]

O post Inovar para viver mais apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>

Inovar para viver mais

Especialistas reunidos no Summit Saúde Brasil destacam a necessidade de unir avanços tecnológicos, bom uso de recursos e amplo acesso e interação da população

De ponta. Demonstração de uso do Intrabeam no A.C. Camargo, que permite focar radiação. e Gabriela Biló
17 de agosto de 2017

Futuro incluirá o desafio de unir avanços e acesso

“Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes”, diz em um dos seus parágrafos o famoso Juramento de Hipócrates. Para tratar o doente, nunca tanto como em nossa época os médicos entraram na “casa” da tecnologia. Hoje, o desafio não é apenas construir conhecimento, mas saber usar quantidades fantásticas dele a serviço da Medicina. E além de inovar é preciso garantir o acesso às mudanças, como destacaram os palestrantes do 2.º Summit Saúde Brasil, do ‘Estado’, que contou com 619 participantes.

O evento realizado na segunda-feira no WTC Sheraton, em São Paulo, reuniu palestrantes nacionais e internacionais e discutiu desde gestão de sistemas e judicialização até medicamentos do amanhã em oito painéis. Logo na abertura do evento, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressaltou o avanço que será trazido com a informatização de todos os postos de saúde do País.Dados apresentados no Summit indicam que apenas 35% a 40% dos prestadores de serviços de saúde no País utilizam alguma ferramenta digital.

Quando você pensa no futuro, fala de personalização. Já é realidade: você faz um teste, detecta mutações que tem e consegue individualizar o tratamento. Esse é o futuro da medicina”ROLF HOENGER, PRESIDENTE DA ROCHE FARMA BRASIL

Presente no primeiro debate, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, David Uip, destacou que as despesas do Ministério da Saúde com ações de média e alta complexidade têm déficit anual de R$ 3 bilhões. Parte seria evitada se a intervenção na doença ocorresse antes. Uip destacou parcerias da secretaria com startups que propõem soluções para melhorar processos internos. “O gestor público precisa progredir.

Os participantes do evento tiveram contato com experiências inovadoras no mundo – com palestras de Jack Kreindler, Francesco Fazio e Summerpal Kahlon – e no Brasil. MayanaZatz da USP, detalhou a análise de dados de 1.324 pessoas com mais de 60 anos que identificou 207 mil mutações genéticas nunca antes descritas na literatura médica.

Mas a grande preocupação dos mais de 30 participantes dos painéis no WTC foi como equacionar inovação, acesso e otimização de recursos, sobretudo em tempos de crise, como ressaltaram representantes do setor público e operadoras.

“Hoje temos uma Medicina de alto custo, alta tecnologia, mas baixo acesso”, resumiu o CEO da Pixeon, Roberto Ribeiro da Cruz. JáFabrício Campolina, da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde, ressaltou que “falta mais cuidado na maneira como empregamos esses recursos”. Na mesma linha, representantes das empresas destacaram que a inflação médica subiu de uma média de 14,5% para a casa dos 19% nos últimos quatro anos. “Até a década de 1980, nenhum medicamento contra o câncer lançado nos Estados Unidos custava mais de US$ 200. Desde 2008, nenhum remédio do tipo é lançado por menos de US$ 10 mil”, destacou Riad Younes, do Hospital Oswaldo Cruz.

Hoje em dia o paciente tem medo de mergulhar e de se colocar em posição de parceria com seu oncologista, de negociar o que é melhor para ele” Luciana Holtz,PRESIDENTE DO INSTITUTO ONCOGUIA

Luciana Holtz, do Oncoguia, considerou que é essencial que novos remédios venham com o maior acesso pela população. “A palavra-chave de tudo que estamos discutindo é o acesso. É preciso discutir o acesso ao exame, ao especialista, ao tratamento e à equipe multidisciplinar”, afirmou. Nessa linha, fechando esta edição, Mariana Perroni, da IBM, polemiza com a proposta de “Waze” da saúde, ou seja, abrir mão da privacidade para ampliar os conhecimentos médicos.

Cirurgia feita com robô Da Vinci, no hospital A.C Camargo. Gabriela Biló
fonte: http://infograficos.estadao.com.br/public/saude/summit/2017/inovar-para-viver-mais/

O post Inovar para viver mais apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
https://adonisnasr.com.br/inovar-para-viver-mais/feed/ 0
ANS vai ter regras para que planos de saúde monitorem obesidade https://adonisnasr.com.br/ans-vai-ter-regras-para-que-planos-de-saude-monitorem-obesidade/ https://adonisnasr.com.br/ans-vai-ter-regras-para-que-planos-de-saude-monitorem-obesidade/#respond Fri, 25 Aug 2017 17:52:05 +0000 http://adonisnasr.com.br/?p=55 Em proposta, cálculo de IMC será rotina e crianças terão cartão com dados nutricionais NATÁLIA CANCIAN DE BRASÍLIA 18/08/2017  02h00 ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) irá lançar diretrizes para diagnóstico e tratamento da obesidade entre usuários dos planos de saúde, quadro que vem avançando no país. A Folha teve acesso a parte das propostas, atualmente em discussão […]

O post ANS vai ter regras para que planos de saúde monitorem obesidade apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>

Em proposta, cálculo de IMC será rotina e crianças terão cartão com dados nutricionais
Em proposta, cálculo de IMC será rotina e crianças terão cartão com dados nutricionais

NATÁLIA CANCIAN
DE BRASÍLIA

ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) irá lançar diretrizes para diagnóstico e tratamento da obesidade entre usuários dos planos de saúde, quadro que vem avançando no país.

Folha teve acesso a parte das propostas, atualmente em discussão com médicos, nutricionistas e educadores físicos, e previstas para serem implementadas ainda neste semestre.

Atualmente, 47,6 milhões de brasileiros possuem planos de saúde.

Dados da pesquisa Vigitel da Saúde Suplementar, feita pela agência com o Ministério da Saúde, apontam que cerca de um em cada cinco adultos desse grupo está obeso, um índice que cresceu 36% nos últimos sete anos.

O avanço da obesidade foi tema da série Brasil acima do peso, publicada pela Folha.

Agora, a ANS planeja criar um fluxograma para identificar pacientes com excesso de peso e indicar aos profissionais quais as medidas a serem tomadas.

“Sabemos que esses pacientes estão aí, mas quase ninguém faz diagnóstico, e quase nunca são tratados. Esses pacientes vão ser negligenciados até quando?”, diz Maria Edna de Melo, da Abeso (Associação Brasileira de Estudos da Obesidade), entidade que participa da discussão.

Uma das propostas é que o cálculo do IMC (índice de massa corporal, um dos indicadores de sobrepeso e obesidade) seja realizado em todos atendimentos da rede. “No sistema de saúde, isso deveria ser regra. Mas não é”, diz Melo.

Com base nesses dados, o médico pode solicitar novos exames para verificar doenças relacionadas, como hipertensão e diabetes.

A ideia é também que a operadora possa enviar recomendações ao usuário com base no diagnóstico.

Pacientes com IMC entre 25 kg/m² e 30 kg/m², por exemplo, deveriam receber orientações para reforço de hábitos saudáveis -como redução, com apoio de nutricionistas, do consumo de alimentos com alto teor de sal, açúcar e gorduras e aumento da atividade física para 150 minutos por semana.

“Não precisamos esperar chegar à obesidade. O paciente com sobrepeso já tem que ser bem orientado e direcionado a tratamento”, diz a diretora de normas e habilitação de produtos da ANS, Karla Coelho.

Já para aqueles com IMC acima de 30 kg/m², a previsão é que, além de apoio para adoção de hábitos saudáveis, haja direcionamento a endocrinologistas, que podem avaliar a possibilidade de uso de medicamentos.

Hoje, esses remédios não fazem parte do rol mínimo obrigatório para oferta pelos planos -e não há previsão de mudança nesse cenário.

Segundo a ANS, no entanto, várias operadoras já oferecem medicamentos dentro de programas específicos, como forma de estimular a adesão do usuário.

Tratamentos com fitoterápicos, laxantes e hormônios não serão recomendados.

Além dos adultos, o grupo planeja medidas para controle da obesidade infantil, como incentivo ao aleitamento materno e reforço no diagnóstico do excesso de peso.

“A criança obesa tem mais chances de desenvolver obesidade também na vida adulta”, diz Mônica Moretzsohn, do comitê de nutrição da Sociedade Brasileira de Pediatria, que analisa as medidas.

Neste caso, uma das propostas em discussão é o incentivo ao uso de um “cartão da criança”, documento com informações nutricionais e dados de saúde, assim como já ocorre no SUS.

O modelo é semelhante ao da carteirinha de vacinação, mas com gráficos para acompanhamento do crescimento e evolução do peso.

“Antigamente se usava muito para verificar a desnutrição infantil. Agora estamos no outro lado”, diz Alberto Ogata, coordenador do laboratório de inovação da Opas-ANS e membro do grupo.

“Esse cartão já existe, mas não é preenchido, e é pouco usado na saúde suplementar”, diz Karla Coelho.

Segundo ela, crianças que estiverem acima do peso podem ser encaminhadas a nutricionistas e educadores físicos para acompanhamento.

BÔNUS A PLANOS

De acordo com Coelho, apesar da adesão dos planos de saúde às diretrizes estabelecidas não ser obrigatória, a agência planeja dar bônus em avaliações para as operadoras que adotarem os protocolos em seus serviços.

“A ideia é atrelar ao índice de desempenho. São operadoras que participam dos programas e têm uma nota um pouco mais alta do que aquelas que não participam dessa discussão”, explica.

Hoje, parte das operadoras de saúde já oferecem grupos de apoio e consultas com nutricionistas e psicólogos para tratamento da obesidade, por meio de programas próprios de promoção à saúde.

A intenção, agora, é verificar, entre as iniciativas existentes, quais modelos podem ser replicados. A previsão é que as diretrizes sejam finalizadas até novembro.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/08/1910858-ans-vai-ter-regras-para-que-planos-de-saude-monitorem-obesidade.shtml

O post ANS vai ter regras para que planos de saúde monitorem obesidade apareceu primeiro em Dr. Adonis Nasr.

]]>
https://adonisnasr.com.br/ans-vai-ter-regras-para-que-planos-de-saude-monitorem-obesidade/feed/ 0